Mica // Nova Marca

Nesta página você encontrará todo o histórico do seu projeto, desde o briefing inicial até os links para download dos arquivos finais. A partir das próximas etapas esta apresentação também poderá ser baixada a qualquer momento no link abaixo 😉

download • apresentação namingdownload • apresentação id visual
Projeto

Mica // Nova Marca

Naming & Identidade Visual

Criação de nome e identidade visual para uma marcar de peças infantis. A princípio roupas, podendo, num segundo momento, abranger também itens de decoração.

Briefing

Após o nascimento do primeiro filho, a nova estação da família veio cheia de ideias empolgantes que amadureceram a antiga vontade de empreender. A nova marca nasce baseada em três pilares: a arte, o universo da maternidade e as referências bíblicas sobre filhos e a exaltação a Deus.

De uma forma elegante e inovadora estes princípios são a inspiração para a criação de peças exclusivas com estampas criativas e inspiradoras desenhadas à mão e que vêm cheias de significado, compartilhando mensagens cristãs que anunciam as boas novas e propiciam um ambiente de interação entre as famílias.

Palavras-chave

nova temporada, arte, céu, Deus, bebês, maternidade, filhos, exaltação, mensagem, evangelização, criatividade, qualidade, integridade e inspiração, memorável, inusitada, impactante, fora da caixa, bela, sábia e ousada.

Datas

Início do Projeto • 01.03.21
Data estimada para entrega dos arquivos finais • 30.04.21

Sol da Marca

É através desta ferramenta, chamada “sol da marca”, que hierarquizamos os atributos destacados no briefing pelo seu grau de importância e força para a criação da marca.

Arquétipos

O arquétipo de marca é um conjunto de padrões que criam traços de personalidade, valores, visão de mundo e crenças de uma organização.

As marcas que têm uma personalidade bem definida conseguem criar conexões mais autênticas com o seu público, conquistando a sua confiança e facilitando o seu processo decisório.

Após a análise do briefing, identifiquei que os seus arquétipos mais fortes e delineadores de sua personalidade são:

O Inocente  • inspira pureza, simplicidade e positividade em relação a si mesmo e ao mundo e

O Criador  • é engenhoso, cheio de criatividade e deseja deixar a sua marca no mundo, gosta de compartilhar conhecimento e valoriza as ideias.

Naming: o ponto de partida

Uma das técnicas utilizadas no processo de naming é a aliteração. Trata-se de uma figura de linguagem que se vale de uma sequência de palavras com a mesma relação semântica, baseada em rimas e sons semelhantes. 

Procurei também agregar aos nomes elementos lúdicos e criar possibilidades de variações que serão úteis para o desenvolvimento de linhas de produtos ou até mesmo para futuras segmentações da marca. 

Além disso, todas sugestões basearam-se nas duas palavras apontadas no briefing como descritivas da marca: Arte e Mensagem, relacionando elementos artísticos e referências ou conceitos bíblicos.

Viabilidade

Pesquisa de Percepção

Resultado da pesquisa de percepção do nome da marca realizada com mulheres entre 25 e 45 anos, mães, de classe B e C.

Moodboard

Moodboard significa literalmente “painel de temperamento”.  As imagens contidas aqui são apenasuma inspiração, um ponto de partida criado a partir das inforações contdas no seu briefing e no painel conceitual.

O moodboard é um “mural” composto por imagens e elementos visuais que representam a essência” de um projeto. Ele vai ajudar a definir os aspectos que transformarão o seu trabalho em algo singular. É a base para ententendermos as cores, os elementos gráficos, o direcionamento visual e qualquer outra característica que nortearão a criação da sua marca.

 

Arquivos da Identidade Visual

No link a seguir você encontrará os arquivos do logotipo. Faça o download e os armazene num local seguro. Lembre-se de que apenas os manterei em meus arquivos por até 6 meses contados da data da entrega. Clique aqui para baixar seus arquivos 😉

Clique em “Direct Download” e não se assuste com a quantidade de arquivos! Incluí todas as variações que você poderá precisar. Depois de descompactá-los, você verá as seguintes pastas:

O que você encontrará em cada pasta?

Todas as pastas seguem a mesma lógica de organização, as diferentes versões do logotipo estão agrupadas de acordo com as suas características: Horizontal, Marca Nominativa, Principal, Responsivo e Símbolo.

1 Apresentação da Marca | Manual da Marca • Nesta pasta está o arquivo utilizado na apresentação do trabalho, apresentando o histórico de criação, o conceito da identidade visual, bem como os demais elementos como o descritivo da paleta de cores, tipografia, malha de construção, etc.

2 Vetores • Os vetores estão em formatos bastante comuns e usuais .eps e .pdf. Quaisquer gráficas ou fornecedores conseguirão utilizá-los. Os vetores não usam indicadores de resolução (DPI) porque não são imagens “fechadas, como fotos”, mas formas escalonáveis. Eles podem ser redimensionados sem perder a qualidade.

Bitmap • são imagens “fechadas”, como uma foto por exemplo. Nesta pasta estão os arquivos necessários para usar em seus textos, planilhas ou para utilizar em suas redes sociais. As imagens estão divididas em duas pastas “CMYK” e “RGB”.

  • CMYK • (Cyan, Magenta, Yellow, Black) é o padrão de cores utilizado para produção de materiais impressos e;
  • RGB •  (Red, Green, Blue) representa o método de cores utilizado nos monitores para compor imagens coloridas no computador.
  • Dentro de cada uma destas pastas haverá as subpastas PSD, JPG e PNG, sendo que nesta ultima há versões do logotipo “sem fundo”. Os arquivos estão nomeados de acordo com a sua resolução: 72, 144 e 300dpi. DPI é a resolução da imagem, a sua medida de qualidade e nitidez. Quanto maior o DPI, maior a definição e qualidade dessa imagem. Para impressos não utilize imagens com menos de 300ppi;

4 Fontes • aqui estão as fontes utilizadas no projeto e os documentos que garantem o seu direito de utilização (se aplicável).

5 Paleta de Cores • aqui estão os arquivo da paleta de cores e padrões que poderão ser utilizados em quaisquer softwares de editoração.

Tudo é feito com muito carinho e espero que você goste.
Fique à vontade para chamar se tiver qualquer dúvida 😉
+351 912 946 519 | [email protected]