was successfully added to your cart.

Carrinho

LetteringYouTube

Lettering no tecido

By 1 de março de 2019 No Comments

Primeira etapa do processo, eu listei aqui todas as frases que precisam entrar no meu lettering e eu escolhi em cada uma delas as palavras mais importantes. O tecido que eu vou usar para esta peça mede 1,40 X 3,00m e eu fiz dois desenhos na proporção representando este tamanho. Dentro destes “rascunhos em miniatura” eu vou organizar melhor como vão as frases dentro do meu trabalho.

Neste trabalho há um logotipo no meio da peça, eu não vou incluí-lo no esboço, apenas vou reservar o lugar em que ele será desenhado, pois na peça final eu vou fazer uma aplicação usando decalque, já que não pode haver qualquer distorção no desenho.

Este lettering foi feito no tecido para conferir mais flexibilidade. A experiência no tecido foi mais difícil do que imaginei. A caneta demora um pouco mais para secar e pode borrar, o tecido enruga o que dificulta o traço, mas a qualidade do trabalho final fica tão boa quanto à aplicação dos marcadores permanentes na parede. A aderência é a mesma.

O processo foi diferente dos outros trabalhos, acabei fazendo o esboço em giz diretamente no material, sem qualquer rascunho prévio, depois tirei o excesso de giz, fiz os contornos com o marcador permanente, limpei o giz e fiz o acabamento.

Foi um grande aprendizado! Eu não repetiria alguns erros da primeira experiência, como por exemplo, apoiá-lo no chão, o que criou uma serie de complicações como a postura em que fiquei durante todo o trabalho. Além disso calculei mal o uso dos materiais, por ser tecido, o banner acabou “sugando” mais tinta do que a parede. Após a secagem, tentei melhorar o acabamento passando o marcador mais uma vez, mas ele acabou tirando um pouco a camada inferior.

Não recomendo que os iniciantes se arrisquem no tecido, sem antes terem uma experiência em superfícies mais “controláveis” como alvenaria ou madeira.

Para esta peça o tecido utilizado foi “NAPA”, você encontra este material em lojas que vendam material para tapeçaria ou tecidos.

Até!

Leave a Reply

translate