Case • Voz e Vida

Identidade visual para um espaço multidisciplinar de cuidados com a voz.

Briefing

Voz e Vida

Criação de identidade visual para um espaço multiprofissional (obstetrícia e ginecologia, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia e canto) para o atendimento integral de profissionais da voz.

O público-alvo são profissionais da voz e artistas, cantores, atores, palestrantes, youtubers, humoristas entre 18 e 45 anos da Grande SP.

“Voz e Vida” deve transmitir uma mensagem de confiança, leveza e proximidade. A identidade visual deve traduzir credibilidade e criatividade.

Palavras-chave

voz, vida, saúde, credibilidade, relacionamento, afetividade, arte, bem-estar, curvas, amizade, verde, azul, amarelo, leveza

Projeto

Identidade Visual

Moodboard • Cores

O moodboard de cores foi criado a partir da harmonização da sua sugestão de cores com os principais conceitos extraídos do briefing – arte, credibilidade, leveza, bem-estar e amizade.

Os tons azuis mais escuros remetem à credibilidade; os mais claros à calma, leveza e tranquilidade. Os tons verdes representam crescimento, renascimento e estabilidade; o laranja, alegria e amizade e o amarelo por sua vez, conferem dinamismo e otimismo.

Moodboard • Padrões

A criação dos padrões é inspirada no “Movimento Memphis”, típico do final da década de 1970. Uma das características deste movimento é a “libertação do design no que se refere à estética”. A discussão era em torno da funcionalidade dos objetos em detrimento de sua estética e simbologia. O grupo Memphis criticava a evolução da forma dos objetos apenas em relação a sua “funcionalidade” ignorando suas outras funções como a estética e a simbólica. Valorizando a expressão criativa individual e a diferenciação cultural.

Esboços • Preto e Branco

O briefing foi muito rico em conceitos como arte, leveza e curvas. Desde a abordagem inicial – quando soube que o nome do espaço seria “Voz e Vida” – fiquei constantemente relembrando do texto de Hebreus (11:3) “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus…”, desde o princípio de todas as coisas, voz e vida estiverem conectadas! Quão poderosa é a voz, nela está o poder da vida! Desta maneira, trabalhei com formas mais orgânicas que transmitissem a leveza e as “curvas” pretendidas, mas que, ao mesmo tempo, estivessem entrelaçadas, conferindo a ideia da conexão entre elas.

Visualização de Aplicação • Formas

A escolha pelo posicionamento das palavras também se deu para garantir uma flexibilidade maior em sua aplicação, em especial nas mídias sociais que cada vez mais tem utilizado formas quadradas ou circulares para os post e imagens de perfil, por exemplo.

Esboços Refinamento 1 • Formas

Os dois desenhos pré-selecionados foram refinados e receberam a aplicação de cores conforme a paleta definida. Criei uma terceira opção que combina os elementos dos dois desenhos escolhidos com uma opção diferente de letras.

Esboços Refinamento 2 • Cores

Baseado nas cores da paleta e na ideia dos padrões criei quatro opções de combinações.

Esboços Refinamento • Aplicação

Para facilitar a visualização dos desenhos aplicados. Criei esta simulação de aplicação em cadernos.

Esboços Refinamento 3 • Cores

Desenho Refinado

Este é o desenho do logotipo finalizado com as possíveis variações de cores.

Papelaria