was successfully added to your cart.

Carrinho

LetteringYouTube

Bloqueio Criativo

By 1 de março de 2019 No Comments

Sabe aquele momento do seu dia que você separou para fazer os seus exercícios, para praticar o seu lettering para colocar suas ideias no papel?

E de repente você está ali diante do papel em branco e parece que seu traço não sai, que você não consegue desenhar nenhuma letra, é isso que nós chamamos de bloqueio criativo.

E o bloqueio criativo pode virar um monstro que vai tentar te convencer que a criatividade é um talento ou um dom natural.

Uma das perguntas que eu mais recebo é justamente esta, o que fazer quando a criatividade não vem?

E eu quero te dizer que o bloqueio criativo existe sim, mas ele só tem quatro causas:

1. Físicas

Às vezes o que você está enfrentando não é falta de criatividade, mas simplesmente você não está num dia bom, nervoso ou preocupado com muitas coisas e claro, isso vai refletir em seu trabalho. Se você está num dia assim, eu só tenho uma dica pra você: se distraia, vá fazer outra coisa, relaxe, tome um café, mas não insista no seu trabalho se não você vai se estressar ainda mais e talvez você se convença de que o lettering não é pra você.

Aquecimento

Outra causa física. Sabe quando seu traço está duro e tremido demais e ele não sai do jeito que você quer? Talvez isso se deva simplesmente ao fato de você não ter se aquecido. Pode parecer bobagem, mas o aquecimento é essencial para o seu trabalho. Ele vai fazer com que seu braço flua de uma maneira mais suave, aqueça seu pulso, aqueça seu ombro, aqueça seu traço e o seu trabalho vai fluir de uma maneira melhor.

2. Falta de repertório

Sobre isto falamos muito no vídeo passado e é essencial que você se cerque de boas referências. A criatividade não surge do nada, ela é na verdade a combinação de muitas referências que nós temos, não só no lettering, mas às vezes na pintura, no bordo, nas artes, em todos os lugares. Você precisa absorver inspiração de todos os lugares e combinar isso em seu trabalho.

3. Planejamento

O planejamento é essencial para o lettering. Quando você começa um trabalho, precisa saber aonde quer chegar com ele. Quem é o seu público? Qual é o conceito que você quer passar? Quando você tem isto traçado é muito mais fácil você chegar no resultado que você imaginou.

4. Ansiedade

Muitas vezes começamos nosso trabalho muito ansiosos para já postá-lo no Instagram, no Facebook em nosso site. E isto cria uma ansiedade tão grande que não conseguimos fluir em nosso processo de criação. Não se preocupe com estas coisas, aproveite o processo, aproveite o aprendizado de cada etapa deste trabalho e com certeza você vai ver que sua criatividade vai fluir de uma maneira muito melhor.

Até!

Leave a Reply

translate